Embora a área tenha muito que se lhe diga, é garantido que, mesmo sem experiência, é possível fazer coisas incríveis com uma impressora 3D. Hoje mostraremos um pouco do nosso trabalho e pesquisa que temos feito ao longo desta jornada: Porquê a impressão 3D? Por onde começar?
Porquê a impressão 3D?
Neste projeto CanSat, fazemos questão de dar o nosso melhor. Por isso mesmo, começámos um trabalho ambicioso que necessita da ajuda de toda a equipa.
Para a construção do nosso CanSat, é necessária a construção de uma estrutura resistente, prática e à medida das nossas necessidades, para que contenha todos os componentes necessários às nossas missões: primária e secundária.
É aqui que entra a impressão 3D. A construção de qualquer objeto é possível graças a esta técnica que dispõe finas camadas de filamento umas sobre as outras, criando uma peça relativamente resistente, leve, e com o detalhe necessário.
As vantagens deste método relativamente a outros (moldes; dobra de chapa metálica; uso de materiais caseiros; etc) estão à vista: é mais barato, requer menos conhecimento prévio, permite uma precisão notável no que toca ao design teorizado e protege o circuito interno, com eficiência, contra a humidade e impactos.
Por onde começar?
A grande desvantagem da impressão 3D é certamente a necessidade de uma impressora, e este também foi o nosso problema inicial. O facto é que tivemos conhecimento de que todas as escolas secundárias públicas receberam, neste ano letivo 2024/25, algum dispositivo deste género. (O que facilita imenso o nosso trabalho).
Quando nos iniciámos neste tema, vasculhámos os recursos educativos no site da ESERO, (os links estarão todos no final da publicação) onde encontrámos um modelo STL disponível. Assim como este, existem variadíssimos designs disponíveis na internet para descarregar. Para telemóvel, usámos a Fast STL Viewer, para podermos visualizar estes modelos fora do computador.
Se assim como nós, necessitas de algo personalizado, é possível fazer designs próprios para imprimir (programas CAD), o que aprofundaremos num artigo futuro.
Escolha do filamento:
Assim como a impressora, é provável que as escolas tenham recebido ou encomendado algum filamento para impressão. Se te queres aprofundar ao de leve na impressão 3D, recomendamos que faças a tua pesquisa acerca da variada oferta de filamentos existentes (PLA; PETG; ABS; ASA; fibra de carbono; etc), obviamente, adaptados para necessidades diferentes. O que pode parecer complexo. Existem inúmeros produtos, com nomes espetaculares e de marcas diferentes.
Na equipa CANssini estamos a trabalhar com um PLA da marca Bambu Lab e explicaremos as nossas razões:
- Embora não seja o mais resistente a compressão e temperatura, o PLA (em específico o desta marca) revelou-se o mais resistente ao impacto, servindo perfeitamente, a nível de resistência térmica e compressiva para o uso que este vai ter no invólucro do nosso CanSat;
- A impressora a que temos acesso é uma Elegoo Neptune 4. Como este dispositivo não é o mais sofisticado da sua gama, torna-se um problema quando queremos usar outros tipos de filamento. O PLA é sem dúvida o melhor para o nosso caso.
- Filamentos com fibras de carbono ou vidro não aumentam tanto a resistência mecânica como os fabricantes afirmam. Por vezes até pioram o desempenho do material em certos aspetos.
Conclusão:
Podem parecer imensos aspetos para ter em atenção no começo deste mundo que é a impressão 3D, mas garantimos-te que é impossível estares num nível mais iniciante que o nosso no início desta competição.
Com isto, esperamos que este blog te ajude no caso de seres um futuro concorrente deste CanSat Portugal.
Podes consultar aqui algumas fontes que serviram de base para a nossa aprendizagem. Boa sorte!!!
Fontes:
-
- ESERO: https://www.esero.pt/projetos-escolares/2024-2025/cansatpt;
- Biblioteca de modelos para impressão: https://stlflix.com/;
- Para visualizares os modelos 3D: https://fast-stl-viewer.en.softonic.com/android;
- Canal de sobre impressão 3D: https://www.youtube.com/@3DGeekShow;
- Tudo sobre filamentos: https://www.youtube.com/@MyTechFun;
0 thoughts on “Vem aprender impressão 3D!!”