A modelação 3D aparece neste projeto como uma tarefa complementar à impressão, já que é ela que nos permite desenvolver um determinado protótipo ou peça de acordo com as nossas necessidades e dar as ordens necessárias à impressora para que esta a possa imprimir. Nesta publicação irei abordar os seguintes tópicos: Que programa CAD usar?; a elaboração do modelo 3d; o fatiamento.
Que programa CAD utilizar?
No artigo relativo à impressão 3d foi mencionada a necessidade de usar um programa CAD para podermos conceber todo o tipo de peças que fossem precisas.
Existem alguns programas designados para a criação de modelos para impressão 3D, como o Blender ou o Fusion 360, mas alguns são complexos ou pagos na sua versão original. No início desta competição a nossa experiência com aplicações deste género era nula, desta forma, e após alguma pesquisa, decidimos usar o FreeCAD para trabalhar. Atualmente, podemos dizer que foi bastante útil devido à facilidade com que tivemos em aprender as ferramentas básicas deste programa, mas também pelo facto desta aplicação ter uma variadíssima disposição de ferramentas de trabalho, tornando-se assim uma aplicação muito completa.
Caso decidam, assim como nós, usar o FreeCAD para trabalhos futuros ou para participações em edições futuras do CanSat , deixo em anexo dois canais de Youtube que ajudaram imenso para que pudéssemos desenvolver o chassis do nosso cansat.
A elaboração do modelo 3D
Para a criação de uma peça com um determinado propósito (ex: invólucro de cansat; suporte de componentes, peça para antena) é necessário que sejam feitas as necessárias medições dos objetos onde queremos encaixar as nossas impressões (ex: pcb fornecido pelo CanSat Portugal).
Compreendemos que por vezes parece ser necessário uma formação em design, mas numa situação como a nossa, a tentativa e erro e alguma prática irão resultar no produto desejado.
Recomendamos que elabores os desenhos com atenção e se necessário faz uma lista ou um rascunho em papel de todos os aspetos que o modelo que estás a criar tem de ter. Dizemos isto porque mesmo desenhando a peça com atenção há sempre algum aspeto que escapa. E é chato pegar no teu trabalho recém impresso e notar que as medidas foram mal inseridas no programa, ou algum erro do género.
Caso estejas interessado em dar alguma vista de olhos no nosso trabalho ao longo desta competição, deixamos em anexo o chassis do cansat que iremos levar à final desta 12a edição para que possas tirar as tuas conclusões. Esperamos que te inspire caso participes futuramente neste concurso.
O fatiamento
Como deves saber, uma impressora 3D funciona por deposição de finas camadas de plástico umas sobre as outras. Desta forma, é necessário que o modelo desenhado por nós seja fatiado para que a impressora saiba como imprimir o objeto. Assim existem alguns programas de fatiamento que facilitam imensamente o nosso trabalho.
Para a escolha do fatiador apropriado é necessário o modelo da impressora que têm à disposição, já que o programa tem de ser compatível com o software da impressora. Como já foi mencionado, nós estamos a utilizar uma Elegoo Neptune 4, o que torna o fatiador da Elegoo é uma boa opção. No nosso caso, novamente após pesquisa, decidimos trabalhar com o Orca Slicer, que é compatível com algumas marcas e amplamente elogiada na internet por reunir todas as vantagens dos outros fatiadores disponíveis no mercado. É um programa gratuito, fácil de utilizar e recomendado por nós.
Conclusão
Para a criação de uma peça impressa em 3D, é necessário passar pelo seu desenho e posterior fatiamento para que possamos obter o produto desejado e sem falhas no seu fabrico.
Esperamos que este artigo te tenha ajudado e desejamos-te sorte caso envergues no mesmo caminho que nós!!
Consulta aqui os documentos em anexo.
Fontes:
- FreeCAD para descarregar: https://www.freecad.org/;
- Tutoriais de FreeCAD: https://www.youtube.com/@MangoJellySolutions https://www.youtube.com/@freecaddicas;
- Orca Slicer: https://orca-slicer.com/;
- Modelo final – equipa CANssini: “C:\Users\anaga\Downloads\Modelo Final-Cansat-Assembly.zip”;
0 thoughts on “Modelação 3D”